Instrutor “Manhoso”
- Instrutor Manhoso
- Nacionalidade: Brasil
+15 anos experiencia de capoeira
Biografia
Nascido na ilha montanhosa de Santo Antão, em Cabo Verde, Danielson DA GRACA SILVA construiu o seu percurso no cruzamento de culturas e línguas.
Chegando muito jovem a Luxemburgo, fez da riqueza multicultural uma força e uma vocação: a de transmitir e educar através do desporto e da arte.
Foi em 2010 que descobriu a capoeira, uma disciplina que se tornaria muito mais do que uma paixão: uma filosofia de vida. Esta arte marcial brasileira, que combina luta, dança, música e canto, foi para ele uma revelação. Encontrou nela um poderoso instrumento de desenvolvimento pessoal e um veículo único de valores humanos fundamentais.
Um Atleta e um Pedagogo Realizado
Praticante assíduo, Danielson destacou-se nos maiores palcos internacionais, tornando-se Campeão da Europa em 2013 e Campeão do Benelux por três vezes. As suas participações nos Jogos Mundiais de Capoeira no Brasil em 2015 e 2017 testemunham o seu compromisso e a sua excelência técnica.
Mas, para Danielson, a capoeira não vive apenas no roda (círculo) de competição. Com a sua experiência profissional diversificada – como educador em estruturas de acolhimento, como por exemplo em casas de apoio (maison relais) – desenvolveu uma pedagogia acolhedora e inclusiva. Transformou a sua arte num método educativo completo, que coloca ao serviço dos outros há quase dez anos.
Uma Missão: Transmitir e Valorizar através do Movimento
O nosso objetivo, através dos projetos, é promover a arte da Capoeira e os seus valores para apoiar e valorizar crianças, jovens e suas famílias.
Convencido de que uma educação baseada na empatia é a chave para que cada pessoa encontre o seu lugar na sociedade, Danielson propõe oficinas adaptadas a todas as idades e níveis, já seja aulas e oficinas de capoeira (técnica, roda) ou sessões de descoberta e projetos sob medida para escolas (primárias, secundárias), casas de apoio e instituições de ensino superior.
Poliglota (domina o francês, o português, o crioulo cabo-verdiano, o alemão, o inglês e o luxemburguês), Danielson tem uma rara facilidade em comunicar e criar vínculos, fazendo de cada oficina um espaço único de troca e partilha.
Hoje, Danielson DA GRACA SILVA coloca toda a sua energia, a sua experiência como educador desportivo e a sua paixão ao serviço de um projeto ambicioso: utilizar a capoeira como um poderoso motor de desenvolvimento do ser, de coesão social e de superação, para as gerações presentes e futuras.
“Mais do que uma arte marcial, a capoeira é uma escola de vida.”Subheader
5

